Girls



Foto: Pedro Nossol

A cada semestre se apresenta uma nova leva de formados em vários segmentos do mercado que, por sua vez, não consegue absorver a demanda, desenvolvendo cada vez mais filtros naturais de seleção para apurar o melhor do material humano oferecido. Esse fenômeno de desigualdade social é cada vez maior e já que os governantes permanecem inertes e ineficientes na criação de dispositivos de empregabilidade, aparentemente a saída fica por conta de uma corrida insana pela graduação e qualificação individual. Isto é, só se acha emprego estando entre os mais qualificados. Nos EUA chamamos isso de “cut throat competition” (competição corta-garganta) e que chamamos de “se vira nos 30”. Eu não diria que existe algum glamour nessa cultura de corrida pela excelência, mas é exatamente o perfil que todos procuram para contratar da copeira ao diretor: proficiência focada em um determinado segmento. Agora me diz por que cargas d’água você acha que isso não acontece na busca de um patrocínio ou no desenvolvimento de uma carreira de modelo? Essas coisas não são como optar para fazer psicologia ou serviço social (é fácil de passar nesses vestibulares) só pra ter um diploma de nível superior. Sem ralar, o nosso ensino mérdio deixa seus graduados pouco acima do analfabetismo funcional. Então há que se especializar e buscar a excelência no que se faz principalmente onde a concorrência é maior como o caso de advogados e modelos. A quantidade de advogados que a OAB despeja no mercado, acredito só é superada pela absurda quantidade de gente bonita e sarada que existem por todo o país. Como bons jogadores de bola, temos tanto candidatos à carreira de modelo que o mercado interno não absorve e acabamos exportando. Isso obviamente não é ruim, mas se você acha que a Gisele Bundchen é o Pelé da moda porque o espelho da bruxa da Branca de Neve disse que ela é a mais bela do mundo, vai cair de quatro quando souber o que existe em comum entre ela e outros profissionais como Ana Hickman, Grazi Massafera, a ex-Mick Jagger, Luciana Gimenez, Adriane Galisteu, Rodrigo Santoro, Jay-Lo, Arnold Schwarzenegger... Todos, sem exceção são grandes empreendedores, ralam pra cacete e atiram em várias posições.


No início dos anos ’90, após ter morado por um ano em Nova York, tive de voltar ao Brasil pra resolver problemas de família e acabei ficando. Vacilo. Meus olhos ainda estavam cheios das imagens e dos sons da cidade que não dorme mesmo. Abri uma produtora de eventos e de elenco (HIGH LIFE PRODUTORES ASSOCIADOS) e comecei a produzir desfiles, exposições, festas, feiras e o que viesse. Para produzir elenco eu colocava um anúncio dos classificados de O GLOBO com a chamada: “VOCÊ NA TV JÁ”, em cima do slogan ainda contemporâneo das “Diretas Já”. A produtora enchia de gente que não tinha sequer a mínima idéia do que seria, mas pelo simples fato de poderem aparecer na TV já justificava pagar pra ver. Eu agendava reuniões com grupos de vinte pessoas e explicava a eles o que era elenco de apoio (figurante) para a TV e comerciais. Eu procurava por dois segmentos: pessoas comuns com traços que os identificassem com algum personagem como, por exemplo, um carteiro, um executivo, velho ranzinza, garotinha malvada e por aí vai; o outro segmento eram as meninas (umas realmente lindas), que geralmente vinham do subúrbio, todas emperequetadas, trajando roupas de festa de aniversário, cabelo pingando gel e dez quilos de maquiagem, candidatando-se à carreira de modelo/manequim. Umas, medindo metro e meio no salto, mostravam seus diplomas de modelo/manequim da “Fulana de Tal’s Coifeur”, que geralmente era uma bicha, do tipo Serguei, cabeleireira que já tinha feito ponta numa novela da Globo e montou um cursinho de passarela (onde passava um vídeo com seus dez segundos de fama) nos fundos de uma casa em São Gonçalo. Uma espécie de “reino tão tão distante”, aqui do Rio de tão longe que é. Eu explicava à meninas como funcionava o universo ao qual elas estavam querendo se meter. Eu tinha uma parceria com a Celoí que era uma fotógrafa especializada em fotos de divulgação de artistas cujo Studio ficava dentro da Globo. Por um preço muito em conta, ela fazia 12 clicks em preto e branco, que a modelo tinha direito de escolher 4 para serem ampliadas. Dessa forma, as meninas sem recursos financeiros para fazerem seus “books” tinham pelo menos umas fotos que substituíssem aquelas que elas traziam (tipo de biquíni, contra um muro de quintal no meio de um churrasco) para serem encaminhadas para as agências. Algumas tinham realmente beleza e talento, mas não podiam se apresentar numa agência ou produtora com fotos tiradas na balada de sábado à noite. Havia caminho pra elas e os bookers (profissionais que selecionam modelos para o elenco da agência) sempre queriam sangue novo. Um grande exemplo desse início humilde foi o da Luiza Brunet que veio de Irajá (bairro de subúrbio de baixa renda do Rio). Certa vez a vi passar de carro em Ipanema (antes da primeira capa da Playboy) e a sua simplicidade suburbana era evidente entre as garotas de Ipanema. Ela ainda não tinha idéia de que ela se tornaria, um dia, uma das divas de Ipanema e do Brasil. A diferença entre o bom profissional e o grande é a capacidade que ele tem de superar o seu personagem mais óbvio e convencer o olho humano de que ele é outro. É uma capacidade camaleônica que faz com que o cliente acredite que você pode ser quem ele quiser que você seja.


LEGENDA: AQUI, O EX-TRI-CAMPEÃO BRASILEIRO DA LEVE, SILVIO TRAVANCAS QUE JÁ TINHA PENDURADO SUAS ANILHAS, FAZ SEU DEBUT COMO MODELO NUM CALENDÁRIO QUE A MR. SARADO PRETENDIA LANÇAR COM A SUA COLEÇÃO VERÃO. PRODUÇÃO ANTONIO VILHENA E FOTOS DO RICARDINHO.

Hoje, apesar da tecnologia, nada mudou. A carreira de modelo/manequim continua com a mesma via crucis de sempre. Produzir fotos mostrando os pontos fortes do (a) modelo, distribuição e divulgação junto às agências e mais uma série de detalhes que por causa da vida digital, apesar de accessível a todos, se tornou, justamente por esse motivo, muito mais competitiva e complexa. E não seria diferente para os candidatos à vida profissional de Modelo Fitness ou Fitness Model, como queiram. O adendo é que o que esses profissionais oferecem aos produtores é a ferramenta que os modelos comuns não apresentam: um corpo esculpido aos moldes dos deuses mitológicos ou heróis de quadrinhos. Mas esse plus, não muda o foco das agências de casting (elenco).



O booker, produtor ou o fotógrafo não estão interessados na personalidade verdadeira dos modelos que contratam. Mas na capacidade de encarnar um personagem no momento do click. Como atores. Quanto mais camaleônicos e dinâmicos forem, dentro da proposta, melhor serão as possibilidades de aproveitamento do material produzido. O que esses profissionais querem ver é o poder persuasivo que seus modelos têm de oferecer a imagem que retrata o tema, o contexto do comercial ou editorial de moda. Então se o modelo é uma pessoa muito reservada, tímida, lacônica, desajeitada, isso pouco importa se no momento em que as luzes se acendem e a sessão começa ocorre uma transformação imediata e intensa. É como se o modelo vestisse uma máscara, baixasse um santo, que faz com que o dedo do fotógrafo não pare de disparar a sua máquina, click, click,click, enquanto ele (a) muda de ritmo e posição incessantemente, dando ao fotógrafo a sensação de que ele não pode perder aquela foto. O corpo muda de posição, surge um novo sorriso, mais um click fantástico. Se continuar assim o fotógrafo vai estourar o ring flash. Ele está empolgado e vendo que o trabalho vai render mais que o esperado. E ele pensa: “Uau, esse (a) é profissa”. Isso é o que vemos quando um (a) grande modelo entra em cena. Isso é o que faz com que uns sejam mais “bookados” (chamados) do que outros. A qualquer momento eles mudam de uma proposta para outra, bastando uma dica do fotógrafo.

Tornar-se um modelo da elite significa trabalho duro. Da mesma forma que se treina poses para uma competição, um modelo trabalha seu corpo diante de um espelho, explorando as mais variadas posições possíveis, estuda seus melhores ângulos, se fotografa para conhecer seus pontos fortes e fracos, qual o melhor lado do rosto, aprende a sustentar o sorriso (existem truques pra isso) por momentos intermináveis, queixo pra cima, queixo pra baixo... Olhos bem abertos ou misteriosos? Musculatura contraída ou languidamente relaxada. Tem que se conhecer para se flexionar e oferecer o que eles estão procurando. Um bom fotógrafo pode capturar certos momentos e transformá-los em arte. Ele vai reconhecer essa habilidades no modelo e levar a produção a um nível cada vez mais elevado. Mas ele precisa de algo para trabalhar. Você não pode ficar esperando ele dizer que tem de ser feito. Você tem de mostrar a sua originalidade. Você tem de se interessar e se focar com ele. Às vezes a foto que vai para a capa ou para o outdoor é a que não foi pedida, mas você posou, ele clicou, o cliente amou e quem vê a foto concorda: ficou um arraso. Isso faz você ser chamado para outras produções e aí a fila anda.








Jamie-eason

Não importa que você não tenha o melhor condicionamento físico entre seus concorrentes, não se trata disso. Trata-se de saber se exibir (uma característica narcisista) e de mostrar os seus melhores ângulos em conjunto com expressões faciais pertinentes ao tema proposto pelo cliente. As três modelos de fitness mais publicadas no mundo, no momento, são Pauline Nordin, Jamie Eason e Jennifer Nicole Lee, por uma simples razão. Elas mostram aos produtores o que eles querem ver. Outro denominador comum: Apesar dessas mulheres serem verdadeiras atletas, essas mulheres quase nunca competem, ou não competem. Um corpo de competição nem sempre é a mesma coisa que um corpo de modelo.




Jenifer Nicole Lee

Essas mulheres contribuem para o universo fitness de alguma maneira. Pauline Nordin, por exemplo, tem o seu próprio conceito de dieta, o “Fighter Diet” (https://www.facebook.com/FDfighterdiet), que é patrocinado pela AST Sports Science e ainda escreve para várias revistas e websites. Jamie Eason é patrocinada pela Bodybuilding.com e escreve para a Oxygen. Jennifer Nicole Lee é patrocinada pela BSN, faz excelentes comerciais informativos para desenvolver sua imagem, escreve livros e artigos, além de ter sua própria empresa. É claro que ninguém precisa ser escritor ou o porta-voz de uma empresa, mas a competição nesse meio é muito mais árdua que nos palcos de competição, então esses outros requisitos fazem o diferencial. Essa lenda urbana de associar a imagem de modelo à uma mulher ou a um homem que só vive às custas da beleza é literalmente desmentida pela indústria da moda. Tem que rebolar e muito.

Pauline Nordin

Mantenha como meta um patrocinador potencial. Eles não estão interessados nas competições que você ganhou, acredite, mas na imagem que você construiu a partir dessa exposição.

Use a mídia social para desenvolver e aumentar a sua base de seguidores e fãs, interagindo e se engajando com pessoas de uma forma que mostre o seu compromisso com o seu estilo de vida. É óbvio que quanto maior for o seu número de seguidores, mais interessante você parecerá para o seu patrocinador.





NÃO DÊ BOBEIRA, APROVEITE AS SUAS OPORTUNIDADES. MELHOR, SAIBA CRIÁ-LAS.

Cada empresa tem um departamento ou uma pessoa específica para a contratação de seus representantes, seja como modelo fitness patrocinado (a) ou como simplesmente parte integrante do casting (elenco é assim que s e fala no meio) da próxima campanha, calendário, ação de marketing, participação em feira ou qualquer outro evento de publicidade ou propaganda – a publicidade vende produtos, enquanto que a propaganda somente idéias. É o que chamamos de institucional. Muitas dessas empresas têm uma agência própria, da casa, que produz todos os eventos ou peças de publicidade /propaganda. Chama-se “house organ”. Nesse caso você tem de descobrir quem é que decide o casting ou representantes de imagem desse barraco. Mas isso acontece com pequenas e médias empresas. Nas grandes, como uma C&A da vida, o comum é que sejam terceirizadas agências para fazer esse trabalho. Elas já são especializadas no assunto e custam menos para os grandes. Então, na prática, se você está de olho em ser patrocinado (a) ou fazer parte de algum casting da Nike, por exemplo, vai ter de descobrir qual é a agência que tem a conta deles aqui no Brasil e saber quem é a pessoa que faz o casting ou que decide sobre patrocínios. Mas se o seu caso for a Probiótica, que é pequena em relação à indústria do fitness, vá direto ao Marcelo Bella que é o guru da empresa. Enfim, trata-se de descobrir quem é o cara e não de sair despachando currículos com books ou portfólios a torto e a direito.



As caixas de e-mail dessas empresas vivem empapuçadas de pedidos de patrocínio, os caras dão uma olhada por alto baseados em critérios muito objetivos, que podem variar para cada situação, do tipo: estão procurando pro um homem que tenha cara de cafajeste ou uma modelo que já seja a campeã fodástica máster plus tabajaras, mas com cara angelical. Eliminam o grosso que não interessa e saem deletando, baseados nessa única busca. Uns guardam os eliminados em arquivo para uma próxima busca, outros recebem vasto material freqüentemente e literalmente não é necessário criar uma pasta só para isso. A única maneira, portanto, de se sobressair entre zilhões de concorrentes para “bookar” (agendar) você pela primeira vez ou até mesmo para mais trabalhos é encontrá-los pessoalmente, olho no olho. Freqüente os eventos da indústria e encontre-se com os executivos ou tomadores de decisão dessas empresas. Eles estão sempre lá. É o momento certo de se aproximarem e serem objetivos numa conversa de igual para igual do tipo: “Olá, meu nome é fulano (a). Já faz algum tempo em que procuro conhecê-lo (a). Acho o seu trabalho junto à empresa tal de muita competência (ilustre alguns “cases” se você estudou a empresa anteriormente) e sou muito exigente em relacionar a minha imagem profissional às empresas que estão em consonância com o meu foco profissional, daí o meu interesse em conhecer pessoalmente o responsável pelo “casting” de vocês e ver se é o meu trabalho é adequado aos seus interesses, blá, blá, blá”. Se o executivo der trela, continue o papo falando de amenidades e mostrando que conhece as prioridades da empresa. Caso contrário seja objetivo (a) e pergunte qual o dia e hora seria mais conveniente aparecer para uma entrevista pessoal, quando você poderá apresentar os seus trabalhos anteriores. Evite ao máximo que peçam que você mande o material ou a proposta por e-mail. Deixe o portfólio no carro para esses eventos (ou deixe-os guardados em algum stand). O máximo que você pode fazer é dar um cartão contendo sua Fã Page do Facebook, web site ou blog ou ainda um cd com seu “composit” (resumo do portfólio fotográfico). Não coloque o portfólio inteiro para dar a impressão de que o material e sua experiência são muito maiores do que o que ali está exibido. Impressione-os com a sua personalidade e continue a conversa demonstrando interesse no que ele naturalmente vai se gabar das façanhas da empresa, como recordes de vendas, qualidade dos produtos. Ele, como você, está ali pra vender o peixe dele também. É importante que eles tenham a impressão de estar conquistando você, não o contrário. Essa conversa permitirá que eles vejam se você se ajusta à cultura da empresa.

SAIA DA INTERNET! A internet ainda não é um veículo de massa e sim do público jovem e das elites intelectuais. Portanto, pense grande. Para a sua imagem representar produtos e serviços vendidos para a massa como Skol, L'Oreal, Volkswagen, Nestlé, etc., você tem de se identidficar como representante desse público, ou seja, da massa. Por isso esses copmerciais geralmente são feitos com atores. Mas veja o caso do Anderson Silva (lutador) que, apesar de já ser veterano para o público do MMA (público fechado) ganhou projeção graças à luta que foi transmitida pela Globo. A partir daí ele ganhou projeção de massa e virou a bola da vez na publicidade brasileira. Então, quanto mais você aumentar a sua visibilidade melhor. Faça-o perante a seus amigos fãs, seguidores... whatever. Dê o seu jeito de aparecer. Uma boa oportunidade para aumentar sua visibilidade junto ao seu público e o mercado de massa é aproveitar o embalo dos eventos locais e nacionais de grande envolvimento com as massas, principalmente os que são cobertos pela TV, como entrevistas de TV, shows de rock, festivais, carnaval e por aí vai. Esteja em todas. Apareça  no Fantástico e no TV Fama... 





Um bom exemplo do que estou falando é o da bodybuilder Déborah Duarte que aposta suas fichas no Carnaval do Rio. Ela será a musa da escola de samba Unidos da Saudade de Nova Friburgo. Confira no link ( http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=24307 ) do "IN 360" no RJ INTER TV 1ª Edição (Globo) a matéria sobre Déborah que é acompanhada pela nutricionista Julia Engel na sua preparação para o estrelato na maior festa do Brasil. 






Na verdade não existe substitutivo para trabalho duro, perseverante e preparação quando se trata de se tornar um modelo fitness. Por trás das fotos e vídeos existe uma determinação, um foco e direcionamento além do que a cartilha manda. Os casos de sucesso têm histórias memoráveis que se traduziram em ícones da fama e do sucesso. 

Mas antes de tudo é necessário direcionar esse esforço de maneira correta. Aqui, então, leia as coisas que podem e devem ser feitas e as coisas que não podem ser feitas no mundo de um (a) modelo profissional.








>>NÃO PODE: Não perca seu tempo com fotógrafos que não vão produzir suas fotos com a mesma qualidade que profissionais atuantes nesse mercado e clientes contratantes estão acostumados a ver. Não perca seu tempo com o amigo que tem um Studio que pode até produzir ótimas fotos, mas não saberá trabalhá-las porque não tem contatos nessa área. O papel do fotógrafo não é somente produzir bom material foto ou vídeográfico, mas também apresentá-las à sua carteira de clientes pelo fato de que um novo material pode agendá-lo para um novo trabalho também. Não é só uma questão do cliente achar você interessante, mas de já comentar: “Olha que legal essas fotos, modelo sua? Gostei do material. Estou com uma campanha nova e esse se novo material pode servir. Vamos marcar uma sessão aqui na agência com o seu modelo e o produto pra ver se dá samba?


Atleta e Modelo Nicoloe Eccel fotografada por Pedro Nossol

>>PODE: Pesquise e procure os fotógrafos dentro dessa área de atuação da sua cidade e avise aos profissionais de outras cidades quando você estiver passando por lá. Deixe-os saber que você está disponível para fotografar. Entenda que se você é um bom material para o fotógrafo, ou seja, além do corpo bem condicionado, sabe explorar seus melhores ângulos, dar ao fotógrafo o que ele pede e desenvolver em cima do tema pedido, produzindo sempre além das expectativas. Todos querem ser surpreendidos. Você está em condições de se apresentar aos melhores que existem porque vão produzir material de qualidade que vai somar ao trabalho deles. Isso é interessante para eles porque terão material novo para oferecer aos seus clientes e conseqüentemente promoverem a própria imagem no mercado. É assim que eles prospectam seus novos trabalhos. Então é interessante para eles a permuta. Eles clicam você, lhe mandam as melhores fotos e eles em troca podem trabalhar com o seu material. Todos ganham.

>>PODE: Não se esqueça de pegar as fotos que lhe foram prometidas no caso da permuta. É uma forma de se monitorar o seu progresso como profissional e trata-se também de uma procura para descobrir qual profissional tira o melhor de você.

>>PODE: Dê o devido crédito ao fotógrafo quando publicá-las, nem que seja no Facebook. A etiqueta do mercado pede e o fotógrafo fará o mesmo por você.







Atleta e Modelo Deborah Duarte




>>PODE: Pratique sua movimentação em frente à uma câmera deixando a timidez de lado. O foco é produzir a maior variedade possível de expressões e emoções existentes em um set ou tema. Muitos fotógrafos podem e vão ajudá-la (principalmente no início) guiá-la em mínimos detalhes aqui e acolá... “puxa esse ombro pra cima, abaixe o queixo, abra bem os olhos”... Mas nem sempre. Tem cara que não está nem aí. Esteja preparada e dê o seu jeito.

>>PODE: Feche-se num quarto ou banheiro e pratique na frente do espelho expressões de rosto e variedade de movimento. Um bom exercício que as aulas de teatro dão é você anotar num papel o máximo de sentimentos que puder imaginar como alegria, tristeza, solidão, mágoa, vou te pegar... E tentar expressá-los das mais variadas formas com caras e bocas. Fotografe-se, confira e tente fazer melhor. Um truque muito usado é você usar a sua memória e se reviver mentalmente experiências do passado onde aquela emoção pode lhe ajudar a fazer a expressão facial ou corporal que você está procurando reproduzir. Como por exemplo, passar pela cabeça as cenas de uma grande paquera ou tentar imaginar o que você gostaria de ter feito em determinada situação em que não agiu apropriadamente.

>>PODE: Aprenda a respirar durante uma pose enquanto estiver mantendo a expressão estável e segurando o estômago. Tipo brincadeira de morto, vivo. Deve parecer leve e natural, sem esforço. Mas se você já competiu isso não é problema. É exatamente a mesma coisa. Encaixar a pose e segurar as contrações musculares sem parecer que há esforço naquele movimento. Os rapazes têm por hábito, no palco, deixarem passar a quantidade de esforço que estão produzindo para aquela pose. Até mesmo para um campeonato isso é ridículo. As contrações musculares em poses obrigatórias ou em confronto devem parecer naturais. Por isso se sorri: para passar a idéia de que não se precisa fazer força para que os músculos saltem. Na foto o lance é o mesmo. Você se dá um nó, fica todo (a) torto (a), faz cara de quem está gozando e tem que segurar a pose por vários segundos pro fotógrafo aproveitar o momento e clicar de maneiras diferentes e conseguir o melhor ângulo. É meu filho, it’s not mole não!!!

>>NÃO PODE: Conserte o estrabismo ontem. A tentativa de um olhar invasivo ou convidativo, porém vesgo é patética. Não contraia o rosto diante de luz forte. Acostume-se a olhar contra luz extremamente forte. Como em certos campeonatos, onde você sobre no palco e não vê a platéia. É por aí. Só que no Studio tem strobo, luz negra, explosão de flashes fortíssimos e o escambau.









Atleta e modelo Sacha Garcia




>>PODE: Esfolie a pele três dias antes da sessão de fotos. Para melhores resultados esfregue e passe tan spray e hidrate por três dias. Se você for se pintar, lembre-se de misturar suavemente da perna para baixo até o tornozelo e pé. Tornozelos, juntas, pés e mãos tendem a absorver mais cor, portanto aplique menos. Use luvas descartáveis para se pintar, você não vai querer ficar com a palma da mão na cor laranja, né?

Um dos melhores produtos para pintura corporal é o Instant Competition color (foto).

>>NÃO PODE: Nem pense em experimentar um novo tan ou loção que você não conheça no mesmo dia das fotos, numa de emergência! Corre o risco de ficar com uma coloração estranha ou reação alérgica que vai te tirar de circulação por uma semana. Já vi muita gente não se preparar para a competição e na hora H pega a tinta do colega emprestado e entra parecendo que saiu de um incêndio ou que saiu dos escombros de um desses prédios que desabam. Experimente sim, mas com antecedência para testar. Evite surpresas desagradáveis. Profissionais não podem se dar ao luxo de errarem com isso. É como se arriscarem a ficar resfriado há uma ou duas semanas antes do campeonato.

>>PODE: Hidrate-se com seus produtos na manhã da sessão de fotos. Eles podem ficar por baixo de qualquer aplicação de óleo aplicada mais tarde.

>>NÃO PODE: Não se esqueça dos seus pés! Vá à pedicure ou faça-os você mesmo. Apare as unhas e escove os calos. Não vai dar uma de pavão. Isso vale para as unhas das mãos também.








Atleta e modelo Bruno Moraes





>>PODE: Descubra qual o tipo de fundo ou cenário e iluminação que vão ser usados na produção. Tente, então, fazer uma seleção apropriada das roupas que você deve levar. Monte de 3 a 5 ou mais produções baseado no fundo e na luz a serem usados. Na dúvida, ligue pro fotógrafo e pergunte o que vai bem com o que ele vai usar e combinem.

>>PODE: Acessórios. Encontre três acessórios para cada produção que você montar nesse guarda-roupa. Escolha coisas como brincos, colares, lenços, tornozeleiras, chapéus, óculos de sol, flores, itens temáticos, e adereços.

>>NÃO PODE: Não esqueça tênis e salto alto! Leve os seus, mesmo que haja um estilista na parada. Não custa prevenir situações desconfortáveis de improviso.

>>PODE: Aproveite quando estiver de folga para construir o seu próprio estilo e veja-o materializar-se nas fotos.







Atleta e modelo Nagila Coelho




>>PODE: Invista em um estilista pessoal se puder. Os profissionais são profissionais por um motivo. Fazem o que deve ser feito para se tirar o máximo de resultados do produto que oferecem: sua imagem. Um estilista é um artista que fará você ficar no seu melhor para cada foto.

>>PODE: Ache o tom certo para a base. Um que se misture naturalmente com a sua linha de pescoço. Não tem nada pior do que mostrar aquela diferença entre a cor do seu rosto e o seu corpo. Horrível. Às vezes dá a impressão que o editorial é sobre gueixas com suas caras extremamente brancas. Quando o assunto não for a maquiagem em si, uma das coisas mais esquisitas em fotos fechadas é a maquiagem se sobressair. Até mesmo Lady Gaga faz com que seu looks incrivelmente criativos pareçam naturais, como se ela fosse realmente daquele jeito Freakish.

>>NÃO PODE: Exagerar no brilho. A não ser que o tema seja “Ninfa da Floresta”. É chamativo e brega quando exagerado.

>>PODE: Use cílios postiços. Eles ficam bem melhores do que cinco camadas de rímel, que mais se parecem como uma máscara do tipo “zumbis da floresta negra da noite noturna”. Grosseiro.

>>PODE: Leve sua própria maquiagem. Pode acontecer do maquiador não aparecer. Esteja pronta. A vantagem quando isso ocorre é que você tem a oportunidade de mudar o seu visual, aumentando a variedade de material na mesma sessão. Isto significa que seria bastante interessante se você tomasse aulas de maquiagem com um profissional, para poder escolher seus materiais, tons, marcas e tudo o mais necessário para direcionar o seu look facial para vários temas diversos. Estude esse assunto e saiba explorar melhor os seus closes. Entenda que esse profissional tem de entender de maquiagem para fotografia e não para desfile.

Homens também usam maquiagem por vários motivos. Para tirar a oleosidade da pele, para evitar brilho, gerando reflexo dos flashes, estourando a luz nas extremidades do corpo como ombros, joelhos, cotovelos, testa e queixo. Isso faz com que sua foto tenha de ser corrigida no photoshop. Não é legal.

>>PODE: Não lave seus cabelos na manhã do dia das fotos. Cabelo super limpos ficam escorregadios dificultando a fixação de estilos de cabelo. Você pode até se sentir sujo, mas ninguém vai saber e a foto sairá bem melhor.









>>PODE: Comece sua sessão com as fotos mais naturais, menos elaboradas, Vá gradualmente construindo maquiagens e looks mais elaborados e deixe por último as fotos com óleo espalhado pelo corpo ou de corpo e principalmente cabelos molhados. Essa ordem vai encurtar o tempo da sessão que pode levar umas 6 horas ou mais (fácil), perdendo tempo para se secar, remover o óleo, secar cabelos... e até mesmo tirar marcas de biquínis apertados. 

Meninas. Não durmam (na noite anterior) ou usem calcinha no dia da sessão. Dá um trabalhão para tirar essas marcas, bem como as marcas de bronzeamento obtidas no fim de semana na praia. Evite o bronzeamento, na verdade. Você pode ser chamada inesperadamente para um trabalho e não poder aceitar por não estar pronta. O fotógrafo ou o produtor é quem decide que tom de pele você deve aparecer nas fotos que vai produzir. 

Muito humor nos intervalos senão cansa
Deborah e Robinho: Tudo Up

Nicole focada no tema
























>>PODE: Complete a pose. Mude uma coisa por vez, a posição da cabeça, de um braço, caimento do cabelo, etc. Faça uma mudança de detalhe por vez explorando as possibilidades da pose. Esgote essas possibilidades e então mude de pose. Não mude tudo de uma vez. Use todos ao ângulos, mesmo os que você não se sente confortável. Então basicamente, imprima ritmo à sua sessão. Faça a pose e após o clique, mude. Clicou, mudou, clicou mudou. Esse é o ritmo. O que você aproxima da câmera parece maior, como os olhos. Se você se afasta parece menor. 

>>NÃO PODE: Não mude de pose bruscamente. Por exemplo. Se estiver de pé, não se sente. Explore as possibilidades de pé, só então (pergunte ao fotógrafo, esse entrosamento é necessário) mude para outra posição.

>>NÃO PODE: Não pressione, agarre, arranhe, ou belisque sua pele. Toque o seu corpo com cuidado. Tenha o mesmo cuidado com o seu rosto.

>>PODE: Pratique posições diferentes de mãos e pés. Um (a) modelo amadora é facilmente reconhecido (a) pela posição de mãos e pés. Entenda seus dedos relaxadamente. Pés fazendo ponta (para mulheres) são bem melhores do que pés flexionados. Alongam as pernas. Já os rapazes, pensem... Nem sempre o que se procura nas fotos é demonstrar força. Dependendo do tema o modelo deve mostrar suavidade entre outras intenções que não envolvam contração muscular. Então treinem as possibilidades de posição que seus pé e mãos podem produzir.












Atleta e modelo Alex Merino por Lídia Muradás




>>PODE: Prepare pequenas refeições, como barrinhas, castanhas, frutas para matar a fome durante umas 5 horas. Posar é uma atividade que, pode não parecer, mas gasta muita energia. É algo cansativo, apesar do glamour. Então se mantenha ligado (a) para não cair a produtividade.

>>NÃO PODE: Não passe fome. Pare pra comer, beber água e revitalizar sua energia.








Atleta e modelo Carla Torres



>>NÃO PODE: Entenda que você está se metendo numa indústria que vai colocar o seu corpo no mundo. Então não faça fotos (nu, por exemplo) que você possa se arrepender daqui a cinco anos

>>PODE: Controle a sua imagem. O seu nome vira uma marca e isso demanda proteção. Compre o domínio do seu nome, pra começar.

>>PODE: Prepare materiais promocionais da sua imagem em papel como composits, flyers ou digitais. Escolha as melhores fotos, não necessariamente as que você mais gosta. Peça a opinião do seu fotógrafo. Ele tem um olhar mais técnico e saberá escolher fotos que chamem mais a atenção de patrocinadores e futuros clientes.

>>PODE: Faça o seu site, use mídias sociais, eventos de fitness para aumentar a visibilidade e a sua base de seguidores.

Agora que você já pegou o básico para se tornar um (a) modelo de fitness, é necessário que você as ponha na prática. E lembre-se, o termo “Nasce uma estrela” é furada. O termo correto é: “Estrelas são criadas”.



TRABALHOS PROFISSIONAIS PARA INSPIRAR VOCÊ


APOCALYPSE

BESTEIROL TÍPICO DOS CAMARINS (mesmo que o seu Inglês não esteja lá essas coisas dá pra entender certas tolices que elas comentam. Parece papo de loura burra, mas na verdade é de quem já tá cascuda no ramo.

VÍDEO DA REVISTA MOD SOBRE TENDÊNCIAS E COMPORTAMENTO
MOD é a primeira revista de moda brasileira pensada e produzida especialmente para Ipad.
Enxergamos um mundo em constante transformação, vemos a comunicação mudar, se recriar, se reinventar, aproximando ideias e pessoas. Acreditamos em um veículo de moda atual, moderno, ousado e adaptável. Afinal, conversamos com mulheres autêticas e cheias de estilo e, como a MOD, práticas e dinâmicas.
A linha editorial e o conceito visual da MOD acompanham a interatividade e a velocidade do tablet. É só dar um toque para acessar uma nova experiência na leitura da moda, pois a publicamos como ela é: viva, visual, atitudinal.
Conectada ao seu tempo, a MOD está antenada com o movimento global de redução de emissão de carbono ao trocar o papel pelo meio digital.
A MOD une tecnologia e estilo. Dê um toque.





ANTES: Essa foto fui eu quem tirou da Larissa no comecinho de sua carreira, em 2005. Aqui ela está como garota propaganda do Waldemar Guimarães, em um dos seus memoráveis seminários no Rio.
AGORA: Percebam que ela já está no mercado há sete anos. 


ABAIXO SEGUE UMA LISTA DE FOTÓGRAFOS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS QUE PODEM DAR A VOCÊS UMA NOÇÃO DO QUE ESPERAR DE UM FOTÓGRAFO PROFISSIONAL DE QUALIDADE QUE ESTÁ PRONTO A ATENDER OS OBJETIVOS DENTRO DA PROFISSÃO. 



PEDRO NOSSOL




DONFOTOS
Modelos Alencar Amaral e Rafaela Rocha
ALENCAR AMARAL


ZUCO NETO






ABRITO (PORTUGAL)







CAPAS DE REVISTA
Observem as diferentes produções e poses
Agora é botar a mão na massa e encarar não só a dureza dos treinos como da busca pelo profissionalismo rumo às grandes campanhas.
Força Sempre.














QUANDO VOCÊ QUER TRANSFORMAR O SEU CORPO PARA UM CONDICIONAMENTO EXTREMO sem sacrificá-lo e mantê-lo saudável, é necessário que você esteja consciente do que possivelmente atrapalharia o seu regime. O metabolismo do seu corpo é inegavelmente o fator mais importante quando se trata de perder peso e queimar calorias. Uma desculpa comum dada pelas pessoas que não conseguem perder peso tão rapidamente quanto outras é que o seu metabolismo é muito lento. O metabolismo não é a mesma coisa do que atletismo. Algumas pessoas nascem com a habilidade de se sobressaírem nos esportes, mas todos nascem com um metabolismo. Ninguém nasce com um metabolismo lento. O seu metabolismo é construído a partir de todos aqueles ingredientes descritos acima. Aprender a controlar a sua taxa metabólica é uma questão de mudança de hábitos na sua vida. Só isso. 



Uma das melhores maneiras de acelerar o seu metabolismo é manter cuidadosamente a sua relação entre a sua quantidade de descanso e o seu nível de atividade. Se o seu período de descanso diário for muito maior do que o seu nível de atividade, certamente o seu metabolismo vai ser bem mais lento do que deveria. É necessário que você seja mais ativa durante o dia em relação aos seus períodos de descanso. Isso quer dizer que uma vez acordada, você tem que se mexer o máximo possível. Então, nesse caso, lavar e estrender a roupa é melhor do que assistir TV; ir ao mercadinho fazer pequenas compras é mlhor do que pedir pelo telefone e ficar no Facebook. Se você não tem idéia de quanto tempo fica parada durante o dia, uma boa sacada é marcar o seu tempo do quanto você fica em descanso (sentada, recostada, deitada ou até em pé à toa) e comparar com o tempo que está se mexendo para alguma atividade. Se você acorda de manhã e vai pro trabalho para sentar na sua mesa das 8 hs às 18 hs e depois volta pra casa e senta no sofá pra assistir TV ou pega o laptop e bota no colo pra surfar na rede, a sua taxa metabólica realmente vai ser lenta. Mas se essa rotina for inevitável é bom que você invente algo para interromper esse ciclo. Como acordar mais cedo para caminhar por meia hora. Na hora do almoço, você sai e anda pela cidade e porque não andar um pouco à noite antes de dormir. 

Não adianta espernear, mas se acostume ao fato de que é necessário freqüentar uma academia pelo menos por 45 minutos diários. Dessa forma o seu nível de atividade ficará bem mais alto do que o de descanso e o seu metabolismo certamente disparará. Mas também é importante que essa atividade não exceda o seu período mínimo de descanso que é de 8 hs por noite para a devida recuperação. Tem uma coisa que é imprescindível de se respeitar: o seu nível de atividade não pode ser exageradamente maior que o seu nível de descanso. Portanto olho vivo pra reparar se o seu período de sono está restabelecendo suas energias para um novo dia. Se as suas horas de sono não forem suficientes para recuperar o seu esforço diário, você pode estar correndo sérios riscos de estafa e baixando a sua imunidade. Basta que você se certifique que está sendo mais ativa do que acomodada durante o dia, procurando sempre fazer coisas que demandem movimentação física. Mas isso não quer dizer que a TV e a Internet estão proibidas. Só diminua o tempo dedicado a esse lazer tipicamente sedentário.
Outro fator que é essencial para manter o seu metabolismo em alta são seus hábitos alimentares. É preciso manter uma dieta saudável para seu corpo ficar em alto giro. Coma a cada 3-5 horas. Não entre nessa de tomar café às 7:00 e só almoçar às 14:00 e depois jantar às 21:00. Dê o seu jeito mas você vai ter que botar pequenas quantidades de alimento a cada 3 horas (ideal) ou até no máximo 5 horas depois da refeição anterior. Fruta, iogurte, barrinhas, shakes (qualquer lanchonete faz um delicioso morango ao leite). O grande problema disso tudo é o mesmo que a minha mulher tem. A Valéria, minha adorável esposa, faz tudo o que não pode: ela acorda à 6:30, toma uma caneca de café sem açúcar e vai pra luta. Quando ela não está agüentando mais de fome, lá pelas 14, 15hs, ela entra na primeira lanchonete e pede duas coxinhas com Catupiry e uma Coca. Depois não come mais nada até chegar em casa. Aí senta e come lá pelas 22hs o que dá na telha, com o laptop no colo e a TV na frente zapeando pra lá e pra cá até chegar o sono. Tá tudo errado, ela sabe. Mas agora já está dando o jeito dela e levando coisas de casa para não ficar com fome. Já é um começo. Mas você que está lendo esse artigo e quer entrar nos eixos vai ter de escolher alimentos integrais com ingredientes simples. Quanto menos ingredientes houver no seu alimento escolhido, menos calorias ele vai ter e menos aditivos (conservantes, flavorizantes e horrorizantes), garantido a qualidade do que se está comendo. Por exemplo: Pão integral com queijo minas ou cottage (certo!!!), sanduíche montado com direito a escolher o pão, que geralmente a gente quer pão árabe, sei lá porque, escolher dois frios e dois tipos de molho. Ou aquele hot dog tipo X tudo (ERRADO!!!!). Prefira o simples. Uma carne magra com salada é melhor do que um cheesecake com strogonof. Fique também esperta com o que está bebendo. Elimine os que têm grandes quantidades de açúcar, até mesmo os inocentes suquinhos e os que têm alto teor em sódio. A melhor coisa é água. Pelo menos uns 8 copos por dia. Ponha 8 copos d’água em pequenas garrafas e saia com elas na mão. Isso já virou até moda. Trate de dar cabo das suas garrafinhas até o final do dia. 

MANTER A ATIVIDADE EM ALTA É A REGRA # 1

Controle o seu gasto calórico. É imperativo que você saiba quantas calorias você precisa por dia. Quando se sabe o total de calorias necessário por dia, fica fácil saber o quanto de calorias pode se consumir a cada refeição para que a soma dessas refeições não ultrapasse a sua necessidade calórica diária. E naturalmente se quiser perder peso terá de consumir menos do que sua necessidade diária ou tornar-se mais ativa (fazendo mais exercícios). Uma boa maneira de se distribuir esse total calórico é dividir 70% dele entre as suas principais refeições (café, almoço e janta) e os 30% restantes espalhadas durante o dia em lanchinhos e beliscadas, respeitando os intervalos de 3 horas no mínimo. Tenha certeza de que consumiu essas calorias até o final do dia com os seus 8 copos d’água. Se você estiver acima do seu peso é só seguir esse consumo calórico diário que aos poucos você vai emagrecendo de maneira saudável. Use esse site para descobrir a sua necessidade calórica diária: http://www.dietaebeleza.com/aprenda-a-calcular-quantas-calorias-necessita-por-dia/ 
À medida em que for perdendo peso será necessário recorrer à tabela para recalcular o seu novo consumo diário que naturalmente será menor do que o anterior. Você vai se surpreender quando comer menos e se sentir, além de saciada, mais leve. Essa sensação não tem preço.
Metabolismo é algo que todos nós nascemos com ele. Lemmbre-se sempre de que não tem essa de ter metabolismo lento. Ao contrário é bom ter o pensamento de que quem manda no seu corpo é você e suas atitudes. Mudar o metabolismo é como trocar de hábito. É como ao invés de tomar cafezinho depois da refeição, tomar um copo d’água. Não é o tão difícil assim. Aumentar e manter seu metabolismo é fácil. Tem tudo a ver com a sua quantidade de descanso em relação à sua quantidade de atividade, hábitos alimentares e gasto calórico. É necessário queimar mais calorias do que se consome e manter o seu nível de atividades superior ao de sombra e água fresca.




Em pleno crescimento da era anabólica, o que era um adorno exclusivo (quase um crachá) entre roqueiros, caminhoneiros, mariners e motoqueiros, virou praxe estética de adolescentes, adultos, celebridades, bad boys, GLSs, patricias, maurícios e corôas que se acham como eu, terem uma tatuagem. Simplesmente porque é umas das bolas da vez no mainstream global. Há um tempo eu estava olhando para as pessoas na academia e notei que muitos bodybuilders também comumente ostentam tatuagens. Mas por algum motivo, acho que a tatoo tem um link direto com o corpo que fica em evidência. Eu, por exemplo, tenho pensado muito em voltar a crescer, e com esses próximos, talvez 15 kg, que vou botar nessa carcaça véia pretendo me batizar na liturgia do body ink. Espero que não doa. Ha Ha. De qualquer forma, eu falei com um monte de gente e decidi considerar o fato seriamente. O maior problema é que cada um tem uma opinião diferente sobre o assunto. Isto é, cada um acha que eu devo tatuar uma parada totalmente diferente das outras. Então eu decidi perguntar aos experts do negócio. Afinal, vou ter que viver com isso para o resto da minha vida, então eu quero ter uma boa aparência. Tenho visto algumas tatuagens de merda e não gostaria de ter uma da qual me arrependesse. Acredito que a tatoo escolhida tenha a ver com o seu pensamento, com a sua mensagem para os que a lêm, como o seu slogan. Então, se você decidir pensar seriamente sobre isso, leia essa matéria e espero que ela o ajude nesse assunto.


HISTÓRIA
Hoje em dia fazemos de tudo pra melhorar nossa aparência corporal. Tem de tudo. Peruca, aplique, próteses de silicone no corpo todo, próteses dentárias, clareamento, maquiagem definitiva, depilação, bronzeamento, corta aqui, suga ali, preenche acolá e o escambau. As tatuagens e piercings, que estão nesse set list são duas das formas mais antigas e mais criativas da expressão artística corporal conhecida pelo homem. O significado literal da palavra tatuagem é derivado da palavra “Tatay” em Taitiano, que significa "para infligir feridas." A tatuagem já é praticada desde 8000 AC e é popular entre a maioria das culturas. Ao longo dos tempos tatuagens têm representado coisas diferentes para pessoas diferentes. Os antigos gregos e romanos usavam tatuagens para identificar escravos e criminosos. No passado, as tatuagens eram usadas como um sinal de honra e novo status nas Ilhas Marquesas. Na Nova Guiné, nas mulheres, são vistas como um sinal de beleza e por aí vai. Hoje, no mundo ocidental tatuagens são usadas para ganhar participação em um grupo particular, ou para mudar o status social. Elas também são usadas ​​para expressar o patriotismo, a devoção a entes queridos, ou preferências religiosas e por aí também vai.

Escuta essa e ache alguma inspiração nas fotos abaixo. 

















TATUAGEM CONTEMPORÂNEA
De acordo com os profissionais do assunto, o negócio de tatuagens mudou nos últimos oito anos. No passado, as tatuagens eram feitas com técnicas primitivas, que muitas das vezes se transformavam num verdadeiro borrão. Como as que vinham em embalagens de chiclete. Agora as tatuagens são mais detalhadas, com mais sombreamento que produzem um efeito 3-D. A indústria desenvolveu máquinas, equipamentos, rescursos e tintas de melhor qualidade. Os desenhos são mais precisos. As cores são mais brilhantes fazendo com que durem muito mais tempo. E sobretudo, os tatuadores, pelo efeito da concorrência, tornaram-se verdadeiros artistas plásticos, desenhistas exímios com traços firmes e idéias absolutamente desbundantes que fazem do seu corpo, em muitos casos, a tela de uma obra prima do grafismo do novo século.





Vamos seguindo a mesma linha estética e sonora. Tá uma delícia.



Tatuagens e piercings são um ritual antigo que têm suas bases em quem você é, e torna-se uma forma de auto-expressão. Muitas pessoas fazem tatuagens sofisticadas sem a percepção de que ele está lá para a vida, e deve ser um reflexo de suas personalidades. Então, se você quiser fazer uma tatuagem, pense muito sobre isso. Consultores de cirugia estética fazem cerca de 120 remoções de tatuagem a cada ano. Quando perguntados por que querem as tatuagens removidas, o motivo mais comum é porque elas não são mais desejadas. Há uma série de razões para isso, os pais mandaram tirar, pessoas que estejam entrando na vida profissional onde tatuagens são inconvenientes ou proibidas, pessoas que mudaram seus ideais morais ou religiosos, há os que tatuam nomes de pessoas amadas que tempos depois transformam-se no seu pior pesadelo, enfim... O mundo está cheio de arrependimento, não somente dos pecados por nós cometidos, quanto pelas mudanças de rumos que nossas vidas enveredam. O fato é que custa caro e dá um trabalho do cão para que essas obras da arte subcutânea sejam removidas quando se tornam um estorvo.























INSPIRAÇÃO TATUAGEM
Se você estiver procurando por inspiração, isso significa que você ainda não tem um bom motivo para se tatuar. A não ser a mera vontade de entrar nessa onda. Então é bom que a sua decisão seja tomada em conjunto com um tatoo designer de confiança para aferir o que tem mais a ver com você e seu jeito de ser. Ele têm inúmeras fontes de informação e catálogos de imagens, além do senso adequado do que vai bem com cada corpo que ele vai fazer o seu trabalho. Para o tauador, o seu corpo é o painel onde ele tem de expressar sua arte em comunhão com os atributos que o painel oferece. Não necessariamente a maneira que você quer ser visto combina com quem você realmente é. A realidade é dura e será necessária muita imparcialidade e profissionalismo pra te dizer, na lata, que você não tem nada a ver com dragões, tigres e serpentes vicerais, fadas safadas ou tribais que mais se parecem com matagais que vão da nuca ao calcanhar.

Agora escuta essa só pra dar uma pressão e fechar a ideia.










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Em 2012, a bola da vez para nós Bodybuilders, é sem dúvida crescer e aperfeiçoar mais. Mais volume, mais definição... A cada dia nossa comunidade cresce e é mais reconhecida. Temos o olho na terra dos cegos. Na bolha que criamos, enclausuramos nos nossos corpos, como fetos, que estão eternamente em construção, e nos alienamos do mundo que nos cerca. Esse também cresce, se aperfeiçoa... a fila anda. Aparentemente nada do lado de fora da bolha nos atinge. Quando entramos na academia absolutamente tudo fica do lado de fora. Aluguel, comida, família, política, o mercado... o apocalipse Maia. Quando agachamos nossa rep max nosso corpo astral sai e visita o céu e o inferno simultaneamente. Não ficamos aqui. Mas quando saímos do nosso quadrado e voltamos para o cotidiano, lá estão as contas, os relacionamentos, a sobrevivência à nossa espera. Implacáveis. Uma das ferramentas primordiais para a nossa evolução é a comunicação, onde trocamos informações e melhoramos nossos métodos. Há alguns anos eu os informava através do Jornal do Brasil, hoje no blog e no face. E amanhã como será? Tudo muito mais fácil e rápido. Já não cabe o tanto de texto que lhes escrevo. Ninguém tem mais saco de ler (estudar) o que pode ser assistido rapidamente num vídeo. Então vou virar vlog. E depois? Há alguns anos anotávamos nossas cargas em fichas de papel cartão, hoje tudo fica no smart, estocado em cloud. O Arnold só contava com deca e primo. Hoje temos incontáveis testosteronas, HGH, LR3, Slin, Blast and Cruise e o cacete a quatro. Amanhã teremos o controle do mapa genético, das quantidades de miostatina... e o que mais? Acho que vai perder a graça. O nosso esforço hoje já é bem menor do que o da época dos Weider e será menor ainda para nossos netos. A disciplina do ferro morrerá, entrará para os anais do bodybuilding e será substituída pelo que chamaremos de "bodyinterface". Escolheremos num catálogo a composição corporal pretendida e daremos enter. Então nada mais fará sentido. Off, pre-contest, campeonatos... tudo isso morrerá. Nada mais terá valor dado à sua banalidade. Talvez a estética até retorne para o conceito barroco, quando as gordinhas eram sexy. Tudo demais cansa. 
O texto abaixo não explica como volumizar ou secar, longe disso, faz apenas uma projeção do que possivelmente estamos nos tornando e o quão importante é para nós estarmos conscientes do que determinará nossos caminhos a partir de 2012. Cabe a você ignorar ou perceber o que está à sua volta e se preparar para novas tendências, para um novo foco. 


Escute a trilha que escolhi para essa matéria. Tem tudo a ver. Dá play.
  Radiohead - Lotus Flower (official rmx) by Jacques Greene 


2051: Uma Odisseia Na Web
A EXPERIÊNCIA

 O homem é Deus. Ele está em todos os lugares. Ele é qualquer um, ele sabe tudo. Esse é o novo mundo do Prometeus. Tudo começou com a Revolução da Mídia com a Internet no final do último século. Tudo relacionado à mídia antiga desapareceu. Gutemberg, copyright, o rádio, televisão, comerciais. O mundo velho reage com mais restrições para o copyright, novas leis para cópias sem autorização. Napster, a empresa de música de pessoa para pessoa, é processada. Ao mesmo tempo, aparece a rádio livre (de direitos autorais) na Internet. TIVO , a televisão da Internet, permite que telespectadores evitem os comerciais. O “Wall Street Journal” se torna online. Google lança a Google News. Todos os dias, milhões de pessoas lêm Ohmynews, o maior jornal online escrito por milhares de jornalistas, como esse que vos escreve. Flickr se torna o maior arquivo de na história das fotos – o Youtube para filmes. O poder das massas. Emerge uma nova figura: o prosumer. O produtor (producer) e consumidor (consumer) da informação. Qualquer um pode ser um prosumer. Os canais de notícias ficam disponíveis na Internet. Os blogs se tornam mais influentes do que a velha mídia. Os jornais são distribuídos gratuitamente. A Wikipedia se torna a mais completa enciclopédia jamais vista. Em 2007, a revista Life fecha suas portas, o New York Times vende sua concessão de TV e declara que o futuro é digital. A BBC faz o mesmo. Na maioria das cidades do mundo as pessoas se conectam de graça. Nas esquinas totens exibem páginas dos blogs e revistas digitais. Milhões de pessoas já estão familiarizadas com o glossário virtual. A pessoa pode ter múltiplas identidades online. O Secondlife lança o avatar vocal. A velha mídia contra-ataca. Um imposto é adicionado em qualquer tela. Jornais, rádio e TV são financiados pelo Estado. Downloads ilegais na rede são punidos com anos de cadeia. Por volta de 2011, o ponto de não retorno é alcançado. Não se investe mais em propaganda na web. O Jornal eletrônico é um produto de massa. Qualquer um pode ler qualquer coisa num jornal de plástico, no formato dos cartões de débito. Em 2015, jornais e TV desaparecem. O rádio vai para a Internet, a digitação terrestre é abandonada, a arena da mídia é cada vez menos povoada. Somente o Tyranossaurus Rex sobrevive. A rede inclui e unifica todo o conteúdo. O Google compra a Microsoft. O Amazon compra o Yahoo, tornando-se, assim, os líderes universais de conteúdo, com a BBC, CNN e CCTV. O conceito de informação estática, livros, artigos, imagens, mudam e se transformam em fluxo de conhecimento. A propaganda é escolhida pelo criador de conteúdo, pelos próprios autores e se torna informação, comparação, experiência. Em 2020, Lawrence Lessig, o autor de “Cultura Livre” torna-se o novo secretário de justiça norte-americano e declara que o copyright é ilegal. Dispositivos que imitam os cinco sentidos estão disponíveis nos mundos virtuais. A realidade pode ser copiada no Second Life. Todos têm um Agav: agente-avatar, que encontra informação, pessoas e lugares nos mundos virtuais. Em 2022, o Google lança Prometeus: A interface padrão do Agav. O Amazon cria  Place: a empresa que copia a realidade.Você pode estar em Marte ou na Batalha de Waterloo, na final da Copa, como uma pessoa... É real. Em 2027, Second Life evolui para o espírito e as pessoas se tornam quem elas quiserem ser e compartilham a memória, as experiências, as emoções. A venda de memória se torna um negócio comum. Em 2050, Prometeus compra o Place e o Spirit. A vida virtual é o maior mercado no planeta e o Prometeus patrocina todas as missões espaciais para encontrar novos mundos para seus clientes. O avatar terrestre. A Experiência é a nova realidade.

Texto: Prometeus
Data: 6 de Abril de 2051
Local: desconhecido

2 comentários:

  1. Independentemente da aprovação ou não do ponto de vista adotado, seu texto possui inequívocas qualidades que o habilitam a ser um legítimo porta voz do bodybuilding style, sobretudo por sua capacidade de sintetizar conhecimentos de áreas tão díspares. É de pessoas assim que o bodybuilding precisa: com amplitude de visão e percepção diferenciada. Bem vindo Antonio Vilhena!

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  2. Brigadão, Miguel, pelas palavras de incentivo.

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Aviso galera. Não publicarei comentários desequilibrados, sem noção e oriundos de patrulhas ideológicas, do tipo pela saco! Entretanto, sintam-se à vontade para manifestarem seus "insights", se assim o desejarem. Aprendi que para cada porta fechada mil janelas se abrem.